Kstars – Simulador de um planetário
  • Descrição: trata-se de um simulador de uma de planetário, com integração de recursos do microcomputador, com por exemplo, impressão das telas.  Além desse recurso, há ainda a possibilidade de selecionar o tipo de objeto a ser observado, tais como: planetas, estrelas, cometas, entre outros. Outro recurso do software seria a possibilidade de regular (ampliar ou reduzir) a imagem selecionada com o dispositivo “zoom”.
  • Dados técnicos: kstars, versão 1.2.5, é um software executável no sistema operacional GNU/Linux. Está disponível em português do Brasil, assim como seu manual. É possível acessar o manual através do software por meio do menu “Ajuda”. No tocante à atualização ( recurso utilizado para converter o software de versão antiga em sua última versão ), é possível no seguinte local:
    http://security.linux.com/security/05/02/18/2013207.shtml?tid=90
  • Vantagem: podem ser elencados três pontos positivos do software: tratamento da imagem (aumentar ou diminuir), possibilidade de impressão o que permite ter a mão, por exemplo, uma imagem escolhida pelo aluno e a seleção do objeto a pesquisado, de forma a controlar as apresentações de estrelas, planetas, constelações e outros objetos, esse mecanismo permite organizar o conteúdo a ser estudado, de forma a focar os objetivos claramente.
  • Desvantagem: embora tenha um manual em português, observaram-se muitos erros ortográficos nesse instrumento, o que, de fato, não atrapalha tanto à compreensão do teor do material, mas compromete a credibilidade do software. Além disso, o software carece de informações suplementares, principalmente, sobre o sistema solar que abriga o planeta Terra.
  • Considerações: como o software não contempla todos as informações exigidas pela base curricular, cabe ao professor o trabalho de preparar os alunos, para que o uso do simulador seja mais proveitoso. O software seria indicado para alunos do ensino fundamental, porém sem se descartar a possibilidade de ser usado pela primeira série do ensino médio.