KwordQuz -  Treinador de Vocabulário

 
  • Descrição: trata-se de um software de exercício e prática, que é enriquecido com a possibilidade do professor inserir questões de sua autoria, conforme as necessidades da turma. O software permite que usuário escolha entre as questões de múltipla escolha e pergunta/resposta. Além disso, o software integra-se ao microcomputador, de forma a permitir que o professor grave as questões criadas e imprimi-las em módulo de edição.
  • Dados técnicos: KwordQuiz, versão 0.8.1 , é um software executável no sistema operacional GNU/Linux, mas pode também  ser executado em outros sistemas operacionais, como: Windows e Macintosh. Está disponível em português do Brasil, com manual de uso em inglês, esse manual é acessível através do menu “Ajuda”. No tocante às atualizações ( recurso utilizado para converter o software de versão antiga em sua última versão ), é possível encontrá-las nos seguintes cursos:


  • Vantagem: o ponto forte desse tipo de software é sua versatilidade, o professor pode adaptar as questões de acordo com as necessidades da turma, por exemplo. Essa versatilidade do software contribui para que o programa não fique restrito ao uso de uma disciplina apenas.
  • Desvantagem: o que pode influenciar negativamente para a utilização do software é o seu manuseio que não é tão fácil de assimilar, soma-se a isso o fato do manual encontra-se em língua inglesa, o que não deixa de ser uma ” barreira “ para quem deseja usá-lo. Embora o programa abra espaço para o professor criar questões, o mesmo não ocorre para aluno que será submetido a questões fechadas, sem espaço sua criatividade.
  • Considerações: entre os aspectos positivos e os negativos, é necessário ressalvar que o software tende a um linha pedagógica voltada para modelagem comportamental, mas, por outro lado, tem uma  versatilidade que o deixa mais confortável diante das diversas situações e realidades refletidas no ambiente escolar.