Keduca - Teste & Exames

  • Descrição: trata-se de um software de exercício e prática que a literatura especializada caracteriza com um software fácil de ser desenvolvido e utilizado. Esse tipo de software resume-se em um jogo de perguntas e respostas. No caso, desse software trabalha-se com questões objetivas.
  • Vantagem: com a utilização de um editor de questões, percebe-se que as vantagens do software multiplicam-se, pois seu uso não se tornar restrito a uma disciplina ou a um determinado padrão já estabelecido. Com o editor, o professor tem o poder de construir as questões de acordo com o que foi trabalho em sala e com o próprio nível da turma. Há como ainda gravar no microcomputador ou em um disquete as questões elaboradas. Além desse recurso, o software estabelece um tempo para o aluno responder cada questão, esse tempo pode ser diferente para cada questão.
  • Desvantagem: embora o software permita gravar as questões no microcomputador ou em disquete, não é possível imprimi-las. Outro ponto negativo, seria o próprio manual que, embora estando em português, não traz informações suficientes para orientar aos professores sobre a forma de manusear o software .

  • Considerações: o software por ser adaptar ao nível do aluno, pela sua versatilidade, coloca-se em evidência com relação aos outros softwares analisados. Mesmo trazendo sub jaz um forte traço comportamentalista, isso não desmerece o software, tendo em vista que a possibilidade de o professor editar questões conforme as necessidades dos alunos e as características da região consolida o software como uma ferramenta útil ao processo de ensino-aprendizagem.