Kalzium –  Tabela Periódica dos elementos

  • Descrição: trata-se de um simulador que reproduz a tabela periódica e que permite associar uma série de informações ( ilustração, história, modelo atômico, entre outras)  sobre cada elemento químico que a compõe.
  • Vantagem: como ponto positivo manifesta-se inicialmente a facilidade em obter informações sobre os elementos químicos, basta clicar sobre o quadrado que o representa . Outro recurso apreciável do software seria a possibilidade de compor a tabela periódica em função do tempo selecionado, esse recurso permite saber como era composta, por exemplo, a tabela em 1930.
  • Desvantagem: ser um software fechado, que não permite uma intervenção de professores ou alunos no seu conteúdo, por exemplo. Além disso, cabe observar que alguns elementos químicos não constam de figura ilustrativa.
  • Considerações: o software supera a velha tabela periódica e pode ser o diferencial no sentido de estimular os alunos frente aos desafios propostos por esse recorte do universo da Química. As informações sobre a data de surgimento de cada elemento químico, por exemplo, podem ser cruzadas com fatos históricos relevantes, permitindo assim que aluno vincule o surgimento do elemento químico a todo um contexto histórico.  Esse tipo de atividade só é possível com um trabalho multidisciplinar. Por fim, o simulador pode se firmar como mais uma ferramenta a serviço da qualidade no ensino.