Klettres – Aprender o alfabeto

 
  • Descrição: trata-se de mais um software de exercício e prática, bem mais simples do que o descrito anteriormente no grupo 02 . “Klettres” é um software voltado para o aprendizado de língua estrangeira, mais especificamente, o  seu alfabeto. Sua mecânica é bem simples, o microcomputador reproduz o som de uma letra ou sílaba, de acordo com nível solicitado, e o usuário-aluno demonstra seu conhecimento ao digitar a letra corresponde ao som.
  • Vantagem: tem uma “interface” agradável e conta com um recurso de reprodução de som que pode chamar a atenção do aluno para a utilização do software. E possível configurá-lo em 10 idiomas, entre os idiomas que constam no programa estão: italiano, francês, espanhol e alemão.
  • Desvantagem: trata-se de software fechado, com forte traço comportamentalista. Não há possibilidade de editar ou adaptar suas atividades básicas, cabe somente ao professor escolher o idioma que o aluno usará a fim de conhecer  seu alfabeto. Nota-se a ausência do idioma inglês, um dos idiomas  mais trabalhados dentro do ensino fundamental.
  • Considerações: além dos primeiros passos no sentido de compreensão de um novo idioma, o software permite ao aluno conhecer melhor um acessório importante do microcomputador, seu teclado. Pela sua simplicidade e pelo próprio aspecto da interface, o software pode vir a ser utilizado  por alunos da 4ª à 5ª séries do ensino fundamental, ou até séries inferiores.