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Página Inicial > Módulo 3


aplicativos broffice

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O BrOffice é um pacote de aplicativos, ou seja, um grupo de ferramentas extremamente versáteis, as quais podem ser utilizadas em diferentes áreas, com diferentes finalidades.

Com esse pacote de aplicativos é possível escrever textos, alterar e criar imagens, organizar pesquisas de dados e realizar, por exemplo, projetos como um jornal ou site da escola.
O pacote BrOffice equivale ao Microsoft Office (Word, Power Point, Excel, etc.). A diferença é que o BROffice é um software livre.

Dentre os aplicativos que fazem parte do pacote BROffice, os mais utilizados são:
  • BrOffice Writer(Processador de Texto), para criação e edição de textos;
  • BrOffice Calc (Planilha Eletrônica), para criação de planilhas eletrônicas;
  • BrOffice Impress (Apresentação Eletrônica), para apresentações de slides, páginas web e criação de desenhos;
  • BrOffice Draw (Desenho Vetorial), para criar fluxogramas;
  • BrOffice Math (Fórmula), para criação e edição de equações matemáticas.
Com essas ferramentas é possível planejar práticas pedagógicas que favoreçam o interesse e a curiosidade dos alunos por meio de atividades desafiadoras. Além disso, muitos dos aplicativos BrOffice podem ser considerados Ferramentas de Autoria já que o professor poderá utilizá-las na criação de material didático.

Com base nessa perspectiva, este módulo apresenta os aplicativos BrOffice acompanhados de sugestões de práticas pedagógicas que façam uso dessas ferramentas sozinhas, combinadas entre si ou com outras, como as Ferramentas de Autoria, os Objetos de Aprendizagem ou os aplicativos do Linux Educacional.

Assim, para que você possa criar novas práticas pedagógicas com apoio dessas ferramentas, o estudo deste módulo lhe proporcionará:
  • Conhecer os aplicativos do BrOffice e suas finalidades;
  • Incluir os aplicativos nas práticas pedagógicas por meio de atividades desafiadoras que privilegiem a produção do aluno;
  • Refletir e colocar em prática uma ação pedagógica que se utilize de ferramentas offline de maneira integrada e instigante, proporcionando a construção de conhecimento do aluno;
  • Criar novas formas de utilizar os aplicativos, conectando essas atividades aos conteúdos trabalhados em aula.

 

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