Página Inicial > Módulo 3 > Impress (Apresentação Eletrônica)

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Aumentar fonte Diminuir fonte

 

3.3. Impress (Apresentação Eletrônica)
O BrOffice Impress ou Apresentação Eletrônica é um aplicativo bastante utilizado por professores na construção de material didático para uso com projetor multimídia. De fato, a ferramenta possibilita a criação de apresentações ricas em recursos como hyperlinks, animações, imagens 3D, áudio e vídeo. A sugestão, contudo, é que um aplicativo com tantas possibilidades não fique limitado a apenas um tipo de utilização.

A partir de um planejamento é possível propor aos alunos práticas pedagógicas diferenciadas que unam conteúdos a desafios interessantes, como jogos, passatempos, elaboração de histórias com imagens e animações, etc. Além disso, ao explorar os recursos do Impress (Apresentação) novas e variadas possibilidades podem ser criadas!

Confira algumas possibilidades de Práticas Pedagógicas com o aplicativo Impress.

Curiosidade

O Impress/Apresentação Eletrônica possibilita cronometrar o tempo de apresentação dos slides. Para isso clique em Apresentação de Slides/Cronometrar. O aplicativo oferece também recursos em Hipermídia. Para saber mais sobre Hipermídia acesse: Hipertexto hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital.


 

 

 

 

 

 

 

Você já leu José Armando Valente?

 

José Armando Valent - Fonte: Portal UnicampProfessor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes e pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

Uma de suas principais pesquisas é quanto às potencialidades da tecnologia informática como ferramenta educacional. Valente afirma que a escola é o local, por excelência, no qual o saber pode ser construído e aprofundado, ou seja, é ela que pode preparar os alunos para o mundo globalizado e a sociedade do conhecimento. Sua proposta fundamenta-se na contínua interação entre escola e meio social, buscando não só uma nova cultura da sociedade em rede, mas também novas práticas pedagógicas que subsidiem respostas a essa cultura. Assim, o uso do computador torna-se uma ferramenta para que o aluno possa produzir conteúdos significativos para si e envolver-se efetivamente nas atividades, inventando e criando novidades.

Para saber mais:

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. Acesso em: 19 maio 2010.
Por que computador na educação?. Acesso em: 17 maio 2010.
Tecnologias e práticas diversificadas. Acesso em: 17 maio 2010.

 

 

 

Saiba Mais Atividades Passatempos Glossário