Página Inicial > Módulo 4 > Compreendendo OAs

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Aumentar fonte Diminuir fonte

 

4.1. COMPREENDENDO OAs
Objetos de Aprendizagem são recursos educacionais, que podem ser desenvolvidos em diversos formatos e linguagens, com o objetivo de mediar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, uma animação, uma simulação, um texto, uma imagem, uma página html, vídeos, etc.

Na literatura é possível encontrar diferentes denominações para os objetos de aprendizagem, tais como: objetos educacionais, objetos de conhecimento, componentes de software educacional, conteúdos de objetos compartilháveis, objetos de aprendizagem multimídia, entre outros. Porém, todos eles compartilham da mesma característica: a capacidade de reutilização.

Essa flexibilidade de uso e reuso proporcionada pelos OAs pode favorecer práticas pedagógicas que alcancem significativos avanços no processo de construção do conhecimento. Porém, para que esses recursos auxiliem efetivamente a prática pedagógica, o professor precisa ter claro o seu objetivo, pois não há uma fórmula sobre como escolher o melhor Objeto e fazer uma aula a partir dele, já que o que fará dele o melhor recurso é justamente a forma como será utilizado.

O diferencial no trabalho com os OAs é o planejamento, uma vez que é ele que dá a intencionalidade para o uso do material digital. É preciso, portanto, primeiramente planejar a estrutura da prática pedagógica que se pretende desenvolver. Paralelamente, deve-se selecionar os conteúdos a serem trabalhados nessa prática. E, por fim, definir os recursos digitais que serão utilizados. Não esqueça que o mais importante é a integração do planejamento pedagógico com o recurso tecnológico, tendo por base os conteúdos em estudo pela turma. Para auxiliar no planejamento e no uso do OA, clique aqui, assim, você terá a oportunidade de conhecer alguns tópicos que poderão servir como norteadores para sua prática.

Para saber mais sobre Objetos de Aprendizagem clique aqui.

Curiosidade O Laboratório Didático Virtual (LabVirt) é um espaço dedicado às áreas de Física e Química. O espaço reúne diferentes Objetos de Aprendizagem como: simulações, exemplos de projetos educacionais e respostas de especialistas para questões enviadas através do site. Visite o LabVirt.








Você já leu Fernando Hernández?Fernando Hernández - Fonte: Editora Abril 2004 Esse educador espanhol dedica-se, há mais de 20 anos a pesquisas sobre a organização do currículo escolar por projetos de trabalho. Doutor em psicologia e professor da Universidade de Barcelona, Fernando Hernández defende a organização de conteúdos por meio de projetos nos quais professores e alunos trabalhem juntos.
De acordo com o autor, assim é possível acompanhar como e o que o aluno está aprendendo, pois, no projeto, a avaliação se dá no decorrer do processo, modificando as metas e os objetivos definidos previamente. Hernández afirma que o desejo e a necessidade de mudança precisam partir do grupo de docentes para que as mudanças sejam efetivas.
Dentre as principais mudanças no fazer docente, destaca-se a importância de globalizar e de relacionar-se com as informações, para transformá-las em um saber compartilhado, uma experiência de conhecimento. Em seu livro mais recente, "Tecnologias para transformar a educação", escrito em parceria com Juana Maria Sancho, o autor propõe uma educação voltada para a produção que dê sentido ao mundo em que vivem e a suas próprias experiências.
Para saber mais:
BRITO, Glaucia da Silva. Resenha do livro: Tecnologias para transformar a educação. Educ. rev. Curitibano, n. 28 jul./dec. 2006. Acesso em: 20 maio 2010. CONTEÚDO ESCOLA – O Portal do Professor. Resenha do livro: Transgressão e Mudança na Educação os projetos de trabalho. Acesso em: 23 abr. 2010. MARANGON, Cristiane; LIMA, Eduardo. Pedagogia: Fernando Hernández. Nova Escola. Acesso em: 27 maio 2010.



















Saiba Mais Atividades Passatempos Glossário