Página Inicial > Módulo 4 > Repositórios

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Aumentar fonte Diminuir fonte

 

4.2. Repositórios de objetos de aprendizagem
RepositóriosRepositórios de Objetos de Aprendizagem são como depósitos virtuais onde ficam armazenados os materiais com fins educacionais. Também podem ser entendidos como banco de dados por meio dos quais é possível localizar e obter recursos educacionais para diferentes níveis de ensino e disciplinas.

Os repositórios podem solicitar alguns dados para realizar uma busca, como: nível de ensino, componente curricular, área ou disciplina, tema, palavras-chave, tipo de recurso etc. Essas informações vão auxiliar e ampliar as chances de encontrar o OA mais adequado ao conteúdo ou componente curricular. A falta de especificidades pode fazer com que os repositórios retornem um número muito grande de OAs, dificultando a seleção por parte do usuário. Os dados solicitados para busca, dizem respeito aos metadados que foram abordados no item 4.1 Compreendendo OAs.

No Portal do Professor e no RIVED, repositórios do MEC, é possível fazer buscas avançadas, o que facilita localizar o recurso mais adequado. Caso o portal solicite uma ou mais palavras-chave, é importante que elas sejam fiéis à temática que se deseja trabalhar com os alunos e, ainda, que os campos para seleção sejam escolhidos na sequência em que aparecem.

Com a finalidade de estruturar o sistema de busca para vários repositórios, a FEB (Federação de Repositórios Educa Brasil) formada por um grupo de trabalho da Rede Nacional de ensino e Pesquisa (RNP), guarda metadados de objetos de diversos repositórios, utilizando como padrão o OBAA. A ideia é que aos poucos não se tenha a necessidade de entrar em cada repositório para procurar um objeto, pois a FEB concentrará as informações dos metadados e poderá realizar esse trabalho.

Nos repositórios são encontrados alguns objetos de aprendizagem online e outros que precisam ser baixados para seu computador, isto é, deve ser feito um download. Para salvar um OA no computador, clique em "Download", selecione a pasta em que o OA será gravado e clique em "Salvar". Caso o arquivo salvo seja compactado, clique no arquivo HTML para abri-lo. Para conhecer a multiplicidade de objetos de aprendizagem disponíveis na web, visite alguns repositórios e compartilhe suas ideias de práticas pedagógicas! Clique aqui e conheça alguns Repositórios.


Curiosidade Em 1997 o Brasil, em cooperação com os Estados Unidos, inicia um processo de criação de material digital com fins pedagógicos, dando origem ao Repositório de Objetos de Aprendizagem (RIVED). Saiba mais sobre a história do RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação.









Saiba Mais Atividades Passatempos Glossário