Tamanho da Fonte:Diminuir FonteAumentar Fonte

METODOLOGIA DE TRABALHO DO MÓDULO
MATERIAL IMPRESSO

Instrução ao Cursista

O Módulo Básico da Mídia Material Impresso do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação da SEED/MEC é composto por duas etapas:

HISTÓRICO DOS PRIMEIROS IMPRESSOS
Etapa 1 – Do Impresso à Hipermídia

Na primeira parte estudaremos o histórico da escrita, desde os manuscritos até chegarmos, com a invenção da imprensa por Gutenberg (séc. XV), aos primeiros impressos. Abordaremos os impressos em tempos audiovisuais e na era da informática: da linearidade à hipertextualidade. A criação do texto e a construção de conhecimento na Internet, as diferentes formas de apresentação do texto no formato digital e o trabalho com impressos utilizando mídias audiovisuais e hipertextuais.

Os objetivos desta etapa são:

  • Contextualizar historicamente o surgimento e a utilização dos diferentes textos na sala de aula.
  • Discutir o papel dos impressos e sua integração com outras mídias na prática pedagógica;
  • Caracterizar as diferentes apresentações de textos no formato escrito, impresso e digital;
  • Analisar as possibilidades de trabalho com impressos utilizando mídias audiovisuais e hipertextuais.
HISTÓRICO DOS PRIMEIROS IMPRESSOS
Etapa 2 –  Mídia Impressa na Sala de Aula

Na segunda etapa abordaremos os diversos materiais impressos disponíveis ou acessíveis aos professores no seu trabalho pedagógico. Cada um destes materiais será contemplado de forma mais aprofundada nos módulos referentes a esta mídia, que serão disponibilizados nas próximas etapas do curso.

Os objetivos desta etapa são:

  • Discutir a utilização pedagógica do material impresso;
  • Analisar a influência dos diversos textos escolares na aprendizagem e prática docente;
  • Caracterizar os diferentes materiais impressos nas atividades educacionais.
  • Avaliar as mídias impressas disponíveis e acessíveis aos professores no trabalho pedagógico em sala de aula.

Integração de Mídias

As páginas do curso, além dos textos e imagens, compreendem gravação em vídeo que, ao ser clicado, é "carregado" durante algum tempo.
O conteúdo das páginas da internet encontra-se disponível em documentos no formato PDF, abertos pelo programa gratuito Acrobat Reader. Os conteúdos do vídeo  foram transcritos de modo a facilitar a acessibilidade do material do curso. As transcrições também se encontram na versão em PDF.
O acesso aos PDF do curso se dá pelo ícone que se encontra ao longo do texto e próximo aos links dos vídeos. O conteúdo da etapa está inserido em cada um dos documentos referentes a tais etapas, para facilitar o processo de consulta e download. Os PDF poderão ser salvos pelo usuário em seu computador ou disquete/CD para leitura em momento posterior.

Navegação entre páginas

O acesso aos conteúdos do curso pode ocorrer por diferentes métodos. Desde o mais básico, com o uso do menu lateral com as Etapas e tópicos, até uma navegação "contínua", página a página. Isso poderá ser feito tanto pelos botões que se encontram no final da página, de avançar ou início, ou clicando no item assuntos da aba superior da etapa.

Carga Horária e Avaliação

Este módulo equivale a 15h de formação a distância. A sua avaliação como participante deste programa Mídias na Educação será continuada e acompanhará o seu processo de estudo junto a sua turma. Seu desempenho será considerado em relação ao grupo do qual você faz parte, a partir das interações realizadas em fóruns, diário de bordo e biblioteca.
A menção final é o resultado da avaliação que o tutor fará do aproveitamento do aluno, considerando os seguintes instrumentos de avaliação:

  • trabalhos individuais (produção de textos, pesquisas e reflexões no diário de bordo);
  • participação nas discussões e sessões de interação assíncrona nos fóruns de discussão e na biblioteca do aluno;
  • produção do trabalho final do módulo e sua inserção na biblioteca.
As participações nas discussões desenvolvidas nos diversos ambientes do curso são registradas e quantificadas no ambiente e-Proinfo. O tutor irá considerá-las não apenas quantitativamente, mas também pela qualidade das interações, das idéias e opiniões do aluno. Esses dados o auxiliarão na composição do perfil do aprendiz e composição do conceito final. O E-Proinfo guarda registro de todas as participações de tutores e alunos, em todas as sessões, que podem servir como parâmetro para o acompanhamento pedagógico e a orientação acadêmica da participação dos alunos e de seu processo de aprendizagem.

Atividades

Durante a leitura do texto base do módulo, você será estimulado a ir para a seção Atividades e refletir sobre aspectos da mídia material impresso. Cada Atividade é destinada a contribuir para a compreensão dos conteúdos introduzidos nos textos que compõem o Módulo. Os resultados serão relatados e socializados nos fóruns, diário de bordo e biblioteca do aluno, de modo a propiciar a discussão entre os participantes.  As Atividades deverão ser realizadas no prazo indicado no cronograma apresentado na Agenda do curso. O módulo possui 5 atividades a serem cumpridas de forma obrigatória e 1 atividade optativa escolhida dentre as 6 opções disponíveis ao longo da etapa 2 do conteúdo programático.

Atividade 1 – Fórum: Importância do Livro

Qual a importância do livro na sua vida? Você acredita que o livro está com os dias contados ante as novas mídias como a Internet? Os novos meios eletrônicos tornarão os livros obsoletos? E a literatura, irá desaparecer? Como acessar as informações em contextos sem Internet? Por centenas de anos, ler e escrever têm sido os principais métodos de comunicação entre as pessoas. Vocês diriam que tal era está para terminar? Qual a importância da conservação do saber coletivo através do material impresso? Debata essas questões com seus colegas no fórum Importância do Livro.

Atividade 2 – Fórum : A Escrita e a Leitura no Hipertexto

Debata com seus colegas no Fórum A Escrita e a Leitura no Hipertexto sobre as seguintes questões: O que muda na alfabetização, no letramento, nos processos educacionais, na cultura digital? Como a escola pode lidar com a cultura do hipertexto?  Como a Internet está mudando nossa relação com a leitura e a escrita? O computador e a Internet servirão de estímulo à leitura ou serão uma ameaça a ela? Por quê? Por que o hipertexto é subversivo? Que dificuldades os leitores encontram na leitura apoiada por suportes virtuais? Que vantagens e desvantagens podem ser apontadas em relação à leitura apoiada por suportes virtuais? O hipertexto elimina a idéia da autoria? Debata essas questões com seus colegas no fórum A Escrita e a Leitura no Hipertexto.

Atividade 3 – Biblioteca: Formas de Trabalhar com a Mídia
Impressa no Meio Digital

Amplie suas leituras sobre texto no contexto da era digital e produza um documento de duas páginas sobre as formas de trabalhar com texto no meio digital. Enfoque um dos seguintes temas: Validade e pertinência das práticas pedagógicas e dos procedimentos didáticos atualmente utilizados para ensinar a ler e a escrever ante a possibilidade de os materiais de leitura utilizados pelos alunos estarem em formato eletrônico; As mudanças que as novas tecnologias da escrita disponibilizadas pelo computador e pela Internet imprimem no meio educativo; Integração da oralidade e escrita na Internet; Possibilidades de texto e escrita na Internet; Diferenças no nível de compreensão e de aprendizagem do estudo de um documento apresentado em formato eletrônico em relação ao texto impresso em papel; Distinção entre autor e leitor num hipertexto. A atividade deverá ser realizada individualmente. Elabore um pequeno texto (duas páginas) utilizando um processador de textos de sua preferência. Disponibilize sua produção naBiblioteca, em Material do Aluno, no tema Mídia Impressa no Meio Digital e no subtema Mídia Impressa. Observe a data agendada.

Atividade 4 – Fórum: Utilização do livro didático

"O livro didático(...) tem sido apontado como o grande vilão do ensino no Brasil. Diante dos grandes problemas educacionais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do baixo desempenho dos alunos em testes padronizados, muitos educadores apontam o livro didático como o grande obstáculo a impedir mudanças significativas nas salas de aula. Alguns chegam a afirmar que ele deve ser simplesmente retirado do alcance do professor para que as mudanças possam de fato ocorrer”. Nélio Bizzo (1999). Você concorda com essa afirmação de Bizzo? Analise o uso do livro didático na sua prática pedagógica. Reflita sobre como você utiliza o livro texto. Avalie o livro didático que você utiliza em sala de aula: o livro é correto do ponto de vista conceitual? A metodologia de ensino proposta no livro é estimulante, evitando longas listas de nomes a serem memorizados e exercícios de transcrição de texto? O livro revela preocupação em prevenir preconceitos e evitar estereótipos de natureza étnica, de gênero e de classe social ou discriminações de minorias? Debata essas questões com seus colegas no fórum Utilização do Livro Didático.

A Etapa Mídia Impressa apresenta ainda sugestões de atividades opcionais que visam desenvolver a competência comunicativa dos alunos, orientando os educadores à contextualização da Mídia Impressa em seus projetos pedagógicos. Você deverá escolher uma das seguintes atividades para realizar e disponibilizar na Biblioteca do Aluno.

Atividade Optativa - Jornal

Esta proposta de projeto envolve conhecer melhor a comunidade, observar sua organização e seu crescimento para poder atuar positivamente sobre ela. Tem, também, como um dos objetivos principais despertar o interesse pelo resgate da memória histórica, social e cultural da comunidade. Atividades: 1. Comparação das mudanças na paisagem da comunidade pesquisada: alterações ocorridas e benefícios que trouxeram para a comunidade; 2. Registro de depoimentos de famílias, dos funcionários da escola, dos moradores do bairro, buscando indicadores das transformações ocorridas; 3. Pesquisa de fotos velhas, jornais antigos, mapas, plantas do bairro, como fontes de informações para a montagem do jornal; 4. Construção do jornal, desenvolvendo vários tópicos, como: história do local, aspectos regionais (população, clima, arquitetura), principais atrações, espaços culturais e sociais (parques, museus), depoimentos dos moradores, transformações regionais (mudanças mais drásticas ocorridas no local nos últimos anos). Disponibilize sua produção na Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave Jornal.

Atividade Optativa - Propaganda

Elaboração de Anúncios - Partindo da idéia fictícia de que parte da turma é uma agência de publicidade, enquanto a outra é um cliente que deseja vender um produto (cada um alternando-se nesses papéis), pode-se propor à turma: 1. Criação de uma agência de marketing – nome, funções, entre outros; 2. Criação de um determinado produto que não exista no mercado, que seja útil e contenha especificações suficientes para ser reconhecido; 3. Em seguida, cada dupla ficará responsável pela criação da campanha publicitária (usando recursos de animação) de um produto que será sorteado entre todos; 4. Os programas serão apresentados ao cliente, com possíveis negociações e mudanças na campanha, se o “cliente” desejar. Disponibilize sua produção na Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave Propaganda.

Atividade Optativa – História em Quadrinhos

Acessar e navegar nos sites indicados, lendo as histórias e relacionando-as com as questões levantadas em sala. Pesquisar sobre a origem e características das histórias em quadrinhos. Elaborar um texto com as informações pesquisadas. Escolher temas para as histórias e elaborar um enredo com previsão do número de quadrinhos necessários. Disponibilizar aos colegas o texto da pesquisa e as histórias construídas no item Biblioteca. Agendar um encontro, via Internet ou pessoalmente, com um cartunista para uma entrevista. As ilustrações podem ser feitas no computador, através do processador de imagens ou processador de textos. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade, e incluído no item Biblioteca, em Material do  Aluno, na palavra-chave História em Quadrinho.

Atividade Optativa - Cordel

Realização de uma feira popular, para a exposição de folhetos de cordel, organizada e elaborada pelos alunos: apresentar aos alunos alguns folhetos de literatura de cordel e fazer a leitura, em grupos ou alternada. Pesquisar a origem e os aspectos históricos da literatura de cordel. Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam, utilizando sites sobre cordéis. Propor aos alunos que expressem um tema qualquer na forma de versos, organizando a turma em equipes para a elaboração de folhetos de cordel sobre cada um. Iniciar os folhetos relativos a cada tema. Elaborar as capas dos folhetos, tentando manter o mesmo padrão artístico da literatura de cordel, a xilogravura. Montar a diagramação da feira, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas. Promover uma exposição dos trabalhos na própria escola. Relate no diário de bordo como foi essa experiência. Para isso, acesse a ferramenta Diário de Bordo no item interação da barra amarela do seu curso.

Atividade Optativa – Revistas Online

Acessar e navegar nos sites indicados, escolhendo reportagens em revistas ou jornais online a partir de um tema selecionado para ser debatido em sala de aula. Elabore um texto com as informações pesquisadas indicando os links que lhes correspondem. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade, e incluído no item Biblioteca, em Material do  Aluno, na palavra-chave Revistas Online.

Atividade Optativa - Mapas

Acessar e navegar nos sites indicados, escolhendo mapas a partir de um local ou tema escolhido para ser debatido em sala de aula. Elabore um texto com as informações pesquisadas indicando os links do texto. Pesquisar nos sites indicados informações para organizar uma viagem virtual à cidade ou ao país que escolherem em conjunto. Antes de apresentar o projeto aos alunos, decida que parâmetros você quer adotar para as viagens virtuais. Os parâmetros poderão incluir: duração: quanto tempo a viagem durará?; orçamento: quanto os viajantes podem gastar?; transporte: vai usar mais de um tipo?; pontos de interesse; mapas.
Diga a seus alunos que farão parte de uma agência de viagens com a responsabilidade de traçar uma viagem emocionante em torno do mundo para seus clientes. Além de descobrir tudo sobre o país que os viajantes queiram visitar, os alunos necessitarão planejar uma amostra do itinerário e o orçamento completo. Escolha dois destinos e explore-os usando as viagens virtuais. Leia artigos sobre o país que escolheu, para aprender mais sobre sua história, geografia, clima, língua, capital e as outras cidades maiores, atrações principais e transporte. Tenha sempre em mente o tempo da viagem e o limite do orçamento.
Organize  fatos, figuras e fotos sob títulos que expressem o que você recolheu, como a vista geral do país, o mapa, a geografia, o clima, a população e as atrações especiais. Procure nos sites sobre mapas a localização e coordenadas geográficas dos locais que você irá visitar. Copie as imagens para seu trabalho. Elabore um álbum, em texto ou virtual, utilizando com imagens que retratem as cidades conhecidas e pesquisadas.

Objetivos: reconhecer diferentes espaços geográficos e alguns de seus aspectos culturais e estimular a produção escrita por meio de pequenos textos informativos. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade, e incluído no item Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave Mapas.

 Atividade Final Obrigatória – Atividade Didática Utilizando Mídia Impressa

Escolha uma das seguintes mídias impressas e construa em ate duas páginas uma atividade didática a ser trabalhada no projeto proposto no Módulo Introdutório do Curso Mídias na Educação: 1. Enciclopédias, Jornais, Propaganda, Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas Impressas e online, Mapas. Faça a releitura dos conceitos e reflexões abordados nas etapas 1 e 2 para subsidiar seu trabalho. Prepare um documento com a atividade proposta: tema, mídia impressa que será utilizada, atores e papéis que deverão desempenhar, momentos que serão desenvolvidos na atividade.
Roteiro para orientar seu trabalho: Tema da proposta, Objetivos, Público a ser envolvido (uma turma, professores, coordenadores, a escola, a comunidade), Mídias a serem utilizadas (detalhar o uso), Atores e papéis que deverão desempenhar, Dinâmica da atividade, Período de realização, Critérios de Avaliação da atividade, Referências do material pesquisado. Publique seu trabalho na Biblioteca em Material do aluno na data agendada pelo professor tutor. Tema - Trabalho Final Mídia Impressa. Subtema: Atividade Didática Utilizando Mídia Impressa. Não se esqueça de colocar seu nome na atividade.
Os conteúdos e atividades foram organizados como um processo de ação-reflexão-ação, com enfoque interdisciplinar e teórico-prático no estudo das relações entre a escrita e o visual, da mídia impressa até a digital interativa, com destaque para a veiculação simultânea de textos, imagens e sons pela Internet. Espera-se, assim, que cada participante possa integrar o aprendido na sua prática pedagógica, o que torna necessário que compreenda a importância desse instrumental e desenvolva as competências fundamentais para sua utilização, contextualizando os estudos e projetos nas situações escolares concretas da instituição em que atua, tomadas como base para a concepção e o desenvolvimento de materiais pedagógicos utilizando a mídia impressa e sua veiculação.

As atividades propostas aos alunos terão data limite para entrega, explicitada no momento da solicitação das tarefas, assim como as respostas e comentários do tutor. O tutor irá promover a interação entre os alunos, manter o grupo interagindo com interesse e zelar para que o ambiente virtual se torne um ambiente de aprendizagem colaborativa e participativa. A participação do tutor, no curso, será diária.

Versão em PDF
Versão para impressão