Módulo Introdutório - Integração de Mídias na Educação
ETAPA 4

Perspectivas para integração de mídias na educação

O uso em educação de diferentes meios de informação como livros, revistas, histórias em quadrinhos, jornais, publicações na Internet, contato por e-mail, software de referência, programas televisivos, rádio, celular, pressupõe compreender os elementos constituintes de suas linguagens e códigos e analisar as implicações das mediações que propicia à formação dos sujeitos e ao processo educativo.

Para atuar nesta perspectiva o professor precisa estar preparado para compatibilizar formas de diálogos e mediatizações entre as mídias, orientando o seu uso de forma significativa e adequada ao contexto da sala de aula e à realidade da escola. Como?

Fazendo escolhas com critérios e tomando decisões que possam atender às necessidades e interesses dos alunos, contemplando os conteúdos curriculares na realização de atividades voltadas à aprendizagem com sentido e mobilizadoras do seu potencial cognitivo, afetivo e criativo, ao desenvolvimento de cidadãos, leitores críticos da palavra e do mundo, autores de suas histórias.

Pedagogia de projetos


Uma das estratégias para viabilizar a integração de mídias na perspectiva da aprendizagem ativa é a pedagogia de projetos, por meio da qual o aluno aprende fazendo, pesquisando, aplicando conceitos e desenvolvendo estratégias de aprendizagem.