Módulo Básico da
Mídia Rádio

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página
Ícone Rádio

O que é Educomunicação?



No âmbito escolar, projetos que utilizem pressupostos da educomunicação podem favorecer a expressividade e as atitudes colaborativas dos estudantes.

Educomunicação é definida pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) como o conjunto das ações destinadas a ampliar o coeficiente comunicativo das ações educativas, sejam as formais, as não formais e as informais, por meio da ampliação das habilidades de expressão dos membros das comunidades educativas, e de sua competência no manejo das tecnologias da informação, de modo a construir ecossistemas comunicativos abertos e democráticos, garantindo oportunidade de expressão para toda a comunidade. O ecossistema comunicativo designa a organização do ambiente, a disponibilização dos recursos e o conjunto das ações que caracterizam determinado tipo de ação comunicacional.

Após analisar os resultados de uma ampla pesquisa realizada com 178 especialistas de 12 países no final dos anos 90, o NCE/USP constatou o surgimento e fortalecimento do campo autônomo da Educomunicação e o subdividiu em cinco áreas:

  • Educação para a comunicação
  • Mediação tecnológica na educação ou educação pela comunicação
  • Expressão comunicativa pelas artes
  • Gestão da comunicação em espaços educativos
  • Reflexão epistemológica sobre a inter-relação Comunicação/Educação