Módulo Básico da
Mídia Rádio

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página
Ícone Rádio

Projetos

Educom no ar!

Atividade 2

Rádios e projetos pedagógicos
Descrição Nesta atividade você vai pesquisar e compartilhar com a turma outros projetos pedagógicos que utilizem o rádio.
Introdução Desde que expressões tais como “Interdisciplinaridade”, “Transversalidade” e “Pedagogia de Projetos” tornaram-se comuns em nosso meio, todos os espaços educativos, especialmente as escolas, incorporaram em seu cotidiano os projetos de ação pedagógica.

Estes são comumente caracterizados como “Projetos Político-Pedagógicos” (PPP) ou Projetos Pedagógicos — de grande abrangência — e também como diferentes modalidades de planos de ação — mais delimitados em seu tempo de duração e seus propósitos.

Esta segunda categoria de ações educativas propicia um largo emprego tanto das linguagens expressivas (música, teatro, artes em geral) quanto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Pois bem: o rádio revela-se um meio privilegiado por representar, tanto uma amálgama de linguagens (teatro, literatura, música) quanto uma tecnologia comunicativa barata, eficiente e quase onipresente.

Atividade Você conhece projetos pedagógicos que utilizem o rádio como recurso de trabalho? Além dos exemplos mencionados neste site, há uma série de outras iniciativas interessantes que merecem ser conhecidas. Então, aproveitando que estamos ligados a esta fonte inesgotável de referências que é a Internet, sugerimos que:

1. Pesquise outras experiências e faça uma relação de links interessantes;

2. Analise as diferentes formas de utilização do rádio nesses projetos, a partir de sua própria bagagem didático-pedagógica;

3. Compartilhe com sua turma e com seu tutor os resultados da pesquisa e as conclusões que achar pertinentes.

4. DICA IMPORTANTE: Vários projetos de rádio escola podem ser vistos no Portal do Professor do MEC. Para ver a parte do site em que eles estão, vá ao Portal e siga o caminho Links > Rádio Escola.



Observações Não esqueça de escrever as suas conclusões no fórum específico do tópico Projetos e debater este tema com seus colegas.