Módulo Intermediário
Mídia Rádio

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página
icone radio

Apresentação Geral

Cara Educadora/Caro Educador,

É com grande satisfação que apresentamos mais um módulo da série sobre o RÁDIO, desta feita no âmbito do Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, da Secretaria de Educação a Distância do MEC.

Esse Programa possibilitou a construção de um importante e atual recurso tecnológico, sob a forma de módulos articulados e progressivos, voltado para apoiar o processo de aprendizagem, sendo desenvolvido por um conjunto de instituições de ensino superior (UFPE, USP, UFRGS, UFSM, UFRPE e UFS), sob a coordenação da UFPE.

O rádio, apesar de relativamente antigo, comparado com os mais novos meios de comunicação, como a televisão, a internet, o celular etc., ainda não tem sido devidamente difundido na rede de educação básica. No entanto, representa um instrumento rico em possibilidades pedagógicas e de grande abrangência, atingindo todas as camadas da população.

Aprender a utilizar o rádio como elemento integrado ao cotidiano escolar e a outras mídias é o nosso propósito, ao oferecermos uma reflexão e uma abordagem didático-pedagógica, em detalhes, sobre as diversas etapas e formas de sua utilização hoje disponíveis.

Nesse sentido, os módulos propostos estão divididos em três ciclos: básico, intermediário e avançado. No primeiro, são oferecidos módulos que tratam dos aspectos conceituais básicos para a compreensão do papel do rádio na educação, ilustrados por experiências ocorridas na escola ou na comunidade. Os módulos do grupo intermediário, procuram aprofundar alguns aspectos da questão da linguagem radiofônica, auxiliando o professor no processo de utilização do rádio como meio de expressão e de reflexão sobre sua função social. Nos módulos do grupo avançado são desenvolvidos projetos mais completos de tipos diversos de rádio, buscando discutir a construção desses processos com os educadores e os orientar na concretização de uma proposta dessa natureza.

No presente módulo, o rádio será contextualizado quanto a aspectos históricos, sociais, culturais e educativos de forma a possibilitar sua implantação na escola.
Reafirmamos assim que, com a exploração do rádio no processo educativo, o educando e o educador, juntos, terão a oportunidade de planejar e realizar uma significativa atividade coletiva, além de fazer conhecer sua cultura, de construir conhecimento, de ampliar sua cultura, se comunicar, se expressar, enfim, de ter voz e de dar voz à comunidade onde a escola está inserida.

Professora, Professor, continue nesse processo, enriquecendo ainda mais sua dinâmica de curso e de sala de aula!

Participe dessa construção!

Coordenação Geral da Mídia - RÁDIO

Voltar ao topo