Módulo Intermediário
Mídia Rádio

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página
icone radio

Instruções ao Usuário

Mapa do site

O Módulo Intermediário da Mídia Rádio do Curso Formação Continuada em Mídias na Educação, da SEED/MEC é composto por onze tópicos:

  1. Apresentação Geral
  2. Introdução
  3. Instruções ao Usuário
    3.1 Orientações Gerais
    3.2 Atividades
  4. Objetivos do Módulo
  5. Rádio e História
  6. Rádio no Brasil
    6.1 Consolidação
    6.2 Fase de Ouro
    6.3 Segmentação
    6.4 Convergência
    6.5 O Futuro
    6.6 Atividade 1
  7. Ecossistemas Comunicativos
    7.1 Atividade 2
    7.2 Mais Comunicação
    7.3 Atividade 3
  8. Rádio na Escola
    8.1 O Que é Necessário
    8.2 Atividade 4
    8.3 Equipamentos
    8.4 Atividade 5
  9. Arquivos Sonoros
  10. Referências
  11. Créditos


Tópicos e Subtópicos

Alguns desses Tópicos se desdobram em diferentes Subtópicos (páginas da Internet) de assunto correlativo ou de continuação do texto principal, conforme pode ser visto no menu à esquerda da tela.

Há também casos de links que apontam para páginas externas. Nestes casos, a página do curso não será fechada. O cursista poderá ler o conteúdo externo e fechar a janela referente a ele, de modo a voltar ao navegador onde se encontra o Módulo Intermediário da Mídia Rádio.

Integração de Mídias

As páginas do curso, além dos textos e fotos, compreendem gravações em áudio e vídeo, que utilizam tocadores (“players”, programas capazes de executar multimídia) próprios do curso. No caso dos arquivos de tamanho maior (principalmente vídeos), o tocador é “carregado” durante algum tempo. Essa operação é mostrada em forma de percentual animado no espaço que o tocador ocupará.

Nos tocadores de áudio, o usuário deverá dar ao menos dois cliques no botão “tocar” (ou selecionar o mesmo e teclar “Enter”). Após o primeiro clique, ele entrará na tela com a transcrição do áudio e poderá, clicando/teclando novamente, ouvir o som. Após o segundo clique, ele entrará numa tela com a transcrição do áudio e ouvirá o som.

Geralmente os computadores com navegadores-padrão conseguem ler os arquivos de áudio e vídeo feitos para o curso. Porém, se isto não ocorrer, o usuário deve fazer o download (gratuito) do programa para executar estes arquivos, no site do fabricante.

Acessibilidade

O mesmo conteúdo das páginas da internet encontra-se disponível em documentos no formato PDF, abertos pelo programa gratuito Acrobat Reader. Os conteúdos de áudio e vídeo foram transcritos de modo a garantir a acessibilidade do material do curso. Tais transcrições também se encontram na versão em formato PDF.

O acesso aos arquivos PDF do curso se dá pelo ícone que se encontra em cada uma das páginas do Módulo. É interessante notar que se inseriu todo o conteúdo do Tópico em cada um dos documentos referentes aos mesmos, para facilitar o processo de consulta e download. Os arquivos PDF poderão ser salvos pelo usuário em seu computador ou disquete/CD para leitura em momento posterior.

Por fim, deve-se notar que é possível aumentar o tamanho da letra com o uso dos botões (ícones de letras "A") que ficam no canto superior direito da tela.

Navegação entre páginas

O acesso aos conteúdos do curso pode ocorrer de diferentes formas. Pode ser utilizado o menu lateral com os Tópicos e Subtópicos, ou uma navegação “contínua”, página a página. Esta última pode ser feita pelos botões que se encontram na barra superior (retrocesso / página principal / avanço) ou pelos botões de continuação localizados no fim das páginas de início e intermediárias, dentro de determinado Tópico.

O acesso aos conteúdos poderá ser feito com o uso do mouse ou do teclado. Nesse segundo caso, é importante saber que os conteúdos acessáveis podem ser selecionados com a tecla “Tab” e acionados com a tecla “Enter”. Note-se ainda que as teclas “Up” (seta para cima), “Page Up”, “Down” (seta para baixo) e “Page Down” permitem rolar as páginas no sentido vertical.

No caso dos tocadores de áudio, o princípio é similar: o usuário deve usar a tecla “Tab” para fazer a seleção de ação/conteúdo desejado (tocar o som, pausá-lo ou pará-lo, por exemplo) e depois teclar “Enter”. O conteúdo do som foi transcrito e o usuário poderá lê-lo, rolando as barras verticais que o mostram no interior do tocador. As teclas “Up” e “Down” permitem também rolar o conteúdo para a leitura.

Para os tocadores de vídeo, a tecla “Enter” funciona para tocar, “End” serve para pausar o filme e a tecla “Home” para finalizá-lo. Nos vídeos, os textos são mostrados como “legenda” do filme, nesse caso, o usuário não tem controle sobre o texto, embora, ao parar ou pausar, a “legenda” tenha o mesmo comportamento do filme.

Voltar ao topo