Módulo Intermediário
Mídia Rádio

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página
icone radio

Instruções ao Usuário

Orientações sobre Atividades

Atividades

O Módulo possui cinco Atividades obrigatórias, disponíveis ao longo dos Subtópicos do conteúdo programático.

Cada Atividade é destinada a contribuir para a compreensão dos conteúdos introduzidos nos textos que compõem o Módulo. Os resultados serão socializados em fóruns específicos indicados ao fim das atividades, de modo a propiciar a discussão dos temas propostos entre os participantes (cursistas e tutor) na Sala Virtual.

As Atividades devem ser realizadas no prazo indicado no cronograma apresentado na Agenda.

 

Autoria dos trabalhos

O processo de avaliação e acompanhamento dos cursistas tem como pressuposto que suas reflexões estejam de acordo com o rigor acadêmico, em termos da elaboração e exposição textual.

Em outras palavras, além da esperada elaboração intelectual e crítica, os textos e demais produções dos cursistas devem respeitar as normas de direito autoral.

Desse modo, em primeiro lugar, os trabalhos solicitados devem ser feitos pelo próprio cursista. Ao mesmo tempo, o uso de textos de determinada fonte deve ser indicado, tanto no caso da citação com aspas, quanto das paráfrases de textos ou idéias. A cópia de determinada fonte sem que seja feita a citação – mesmo acidentalmente – configura plágio.

É importante reforçar esses hábitos de produção intelectual, também para efeito da multiplicação dessas práticas de trabalho, nos diferentes âmbitos educacionais em que os cursistas estão inseridos. O processo de estudo e pesquisa envolve o desenvolvimento da capacidade de sistematizar e fundamentar reflexões de maneira rigorosa. Por isso, os tutores são instados a solicitarem aos cursistas a reelaboração de trabalhos que possam ser entendidos como plágios.

 

Orientações sobre a Atividade 3 (Ecossistemas Comunicativos - Gestão da Comunicação)

Os objetivos do texto: 

Apresentar a educomunicação como prática educacional no uso das novas tecnologias, especialmente o rádio, estimulando processos que ajudem a implementar ecossistemas comunicativos de forma franca, aberta e democrática. 

O papel do(a) tutor(a): 

Mediar a compreensão do cursista em relação a propostas emancipadoras no processo pedagógico e orientá-lo na implantação de ecossistemas comunicativos. Para isso, ele deve acompanhar as discussões no fórum, comentar os exercícios e responder a eventuais dúvidas dos cursistas.

Orientações importantes

Ao Tutor Ao Cursista
  • As atividades sugeridas neste módulo apresentam indicações de nível, ciclo e tema transversal relacionados. Se tiver dúvidas ou detectar inconsistências, relate-as ao seu coordenador.
  • Determine um tempo mínimo e máximo para a leitura dos textos e a realização das atividades.
  • Anote as dúvidas mais freqüentes de seus tutorados e repasse-as ao seu coordenador.
  • Faça uma leitura preliminar destacando eventuais conceitos e termos sobre os quais tenha dúvidas.
  • Explore os links que aparecem como referências.
  • Sempre que houver alguma informação extra que considerar pertinente sobre o tema desta seção, compartilhe-a!

Voltar ao topo