Módulo Intermediário
Mídia Rádio

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página
icone radio

O Rádio no Brasil

Os anos de pioneirismo

Renato Tavares
Professor Mestre – NCE/USP

Cláudio Yutaka Suetu
Graduado em Comunicação – ECA/USP

A história do rádio no Brasil está diretamente relacionada a aspectos culturais, econômicos e políticos do país, desde sua efetiva implementação nas primeiras décadas do século XX. Confira como este meio de comunicação se consolidou no Brasil desde a primeira transmissão até a perspectiva do uso do rádio digital nesse novo século.

Tecnologia
As tecnologias do rádio sofreram transformações. O meio evoluiu, segmentou-se, chegou ao walkman, ao carro, ao computador e ao mp3 player – aumentando sua possível dimensão global. De qualquer forma, o rádio continua presente no dia-a-dia de milhões de brasileiros, nas disputas políticas em torno das concessões, nos interesses comerciais dos anunciantes e na vocação educativa e cidadã de movimentos sociais e de governos.

A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 1922 durante as comemorações do centenário da Independência. Empresas norte-americanas haviam levado duas pequenas estações ao Rio de Janeiro para divulgar a nova invenção e 80 receptores de rádio foram importados especialmente para o evento. O discurso do presidente Epitácio Pessoa foi transmitido ao vivo, mas muitas pessoas não acreditaram na demonstração de que era possível uma pessoa falar em um ponto e ser ouvida ao mesmo tempo em outros locais.

Em 20 de abril de 1923 surge a PRA-2, Sociedade Rádio do Rio de Janeiro, a primeira emissora de rádio do Brasil, implantada por Edgard Roquette Pinto sob o lema “trabalhar pela cultura dos que vivem em nossa terra e pelo progresso do Brasil”. 

As primeiras emissoras do país eram bancadas por contribuições de sócios. A programação era improvisada e elitista. Ter rádio em casa (um aparelho caro na época) era símbolo de status e de erudição. As emissoras veiculavam óperas, conferências, músicas eruditas e textos instrutivos. 

Ouça agora alguns depoimentos de pioneiros do rádio no Brasil. Renato Murce e Roquette Pinto falam sobre a experiência da primeira transmissão de rádio em 1922 e Henrique Foréis Domingues, mais conhecido como Almirante, contextualiza o funcionamento das emissoras nos anos 20.

Voltar ao topo