Módulo Intermediário
Mídia Rádio

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página
icone radio

O Rádio no Brasil

A consolidação do rádio

Getúlio Vargas
Através do rádio a fala do presidente Getúlio Vargas era divulgada e amplificada para os segmentos populares, colaborando com a propaganda governamental (fonte: CPDOC/FGV).

Em 1932, o governo de Getúlio Vargas passa a permitir a veiculação de publicidade no rádio. Surgem os primeiros programas patrocinados, abrindo espaço para o gênero de variedades com a divulgação de músicas e artistas populares. 

No final da década de 30 o rádio havia se convertido no primeiro veículo de massa do país, pois antes dele nenhum meio atingia tantas pessoas. As fábricas de aparelho começam a vender rádios em prestações acessíveis à população. A “brincadeira tecnológica” tornou-se um verdadeiro “negócio” para os empresários.

Em 1938, o governo cria o programa Hora do Brasil (hoje Voz do Brasil – ouça abaixo a primeira transmissão). Getúlio Vargas compreendeu a importância de comunicar-se com a população também por este veículo – escute, a seguir, um discurso de Dia do Trabalho feito por esse presidente. (RT e CYS)

Programa Hora do Brasil


Discurso de Getúlio Vargas


Voltar ao topo