Módulo Intermediário
Mídia Rádio

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página
icone radio

O Rádio no Brasil

O futuro do rádio

Cultura digital

Inserido no ambiente da cultura digital, o rádio poderá potencializar e atualizar seus usos – como a inserção nas práticas educativas e pedagógicas.

O rádio continua sendo muito ouvido pelas mais diversas faixas etárias e classes sociais. Em algumas horas da manhã, nos grandes centros urbanos, a audiência somada das emissoras de rádio chega a superar a audiência das emissoras de TV. 

A atualização tecnológica insere o meio na cultura digital do século XXI. Muitos experimentos e testes são realizados para definir o padrão de rádio digital a ser adotado no Brasil. Tecnólogos e engenheiros prometem que as rádios AM terão a mesma qualidade das atuais FM, transmitindo em estéreo. Por sua vez, as FMs deverão oferecer qualidade próxima à oferecida pelos CDs. Além disto, o mostrador de um aparelho doméstico ou de automóvel poderá exibir  uma série de informações adicionais como o nome das emissoras, da música, cotações de moedas estrangeiras, etc... 

O potencial educativo e pedagógico do rádio é resgatado por projetos que estimulam o uso da linguagem radiofônica e ganham força entre escolas e secretarias de Educação propiciando que crianças e jovens melhorem sua capacidade expressiva, desenvolvendo a criatividade e a oralidade. (RT e CYS)

Atividade 1

Voltar ao topo