Módulo Intermediário
Mídia Rádio

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página
icone radio

Rádio e História

Da galena ao podcasting: o rádio no Brasil e no mundo

Richard Romancini
Professor Doutor – NCE/USP

Patrícia Horta
Professora Doutora – NCE/USP

Casamento dos pais da Sra. Irena Bedonska Viti
Foto do casamento dos pais da Sra. Irena Bedonska Viti, uma das depoentes do Museu da Pessoa.

A seguir, você lerá, com mais detalhes, fatos marcantes do desenvolvimento do rádio no Brasil, porém, é importante notar que a história do rádio, assim como a História em sentido amplo, não é feita só de personagens excepcionais e marcos cronológicos precisos. Existe há décadas um interesse pela “história do cotidiano”, a história das pessoas comuns em seu dia-a-dia, que mostra a riqueza de experiências dos sujeitos na percepção da vida de determinada sociedade.

Assim, cresce o interesse pela constituição de acervos de história oral (utilizando a técnica da entrevista em áudio) de pessoas e grupos, diversificando as fontes da História e dando a ela uma multiplicidade enriquecedora de vozes. Exemplos de projetos de História Oral são dados pelo Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV) e pelo Museu da Pessoa.

Por isso, pense nessa questão: se sua escola resolver constituir uma rádio, que contribuição essa iniciativa poderá dar ao resgate ou consolidação da memória escolar, da comunidade ou de seu município?

Voltar ao topo