Módulo Intermediário
Mídia Rádio

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página
icone radio

Rádio na Escola

Atividade 5

Orçando o equipamento
Descrição
A finalidade deste exercício não é somente pesquisar o impacto financeiro da montagem e manutenção de uma rádio escolar (feita no ambiente educativo), mas também o desenvolvimento de estratégias de gestão financeira para viabilizar projetos pedagógicos. 
Atividade
  1. Com base na configuração (ver tabelas da seção “EQUIPAMENTOS: CONFIGURAÇÕES POSSÍVEIS”) mais adequada ao contexto escolar no qual você atua, faça um levantamento de preços (orçamento) para um projeto, considerando:
    1. consulta a pelo menos três fornecedores/lojas (a consulta pode ser feita por internet);
    2. substituição de equipamentos por outros equivalentes ou suficientes (ex.: trocar uma mesa de oito canais por outra de seis);
    3. possibilidade de compra de artigos usados com garantia;
    4. aproveitamento de material já existente na escola (ex.: microfones, computadores).
  2. Uma vez cumprida a etapa inicial, desenvolver um planejamento de captação de recursos para suprir a eventual diferença entre o que a escola necessitaria adquirir e o que ela efetivamente pode adquirir. Nesta etapa, considere:
    1. a possibilidade de emprego de fundos da escola (verba MEC, dotação orçamentária, APM) para complementar a compra;
    2. a possibilidade de doações ou “patrocínios” da comunidade envolvida;
    3. o uso de “estratégias alternativas”, tais como eventos, gincanas e outros com vistas a angariar fundos para a montagem da rádio.
Observações


As soluções criativas para reduzir custos ou simplificar tarefas devem ser socializadas no fórum específico Rádio na Escola.

É sugerida, para os cursistas, a formação de equipes de trabalho compostas por professores, estudantes e membros da comunidade.