Botão para a Página Inicial
Áudios
Vídeos
Simuladores
Experimentos
Botão para a Página Inicial Botão para retornar a Grandezas e Medidas Botão para a Página de Área Botão para a Página de Comprimento Botão para a Página de Ângulo Botão para a Página de Tempo Botão para a Página de Volume

  Grandezas e Medidas

Intuitivamente, pode-se dizer que sabemos o que é uma medida, certo? Mas, o que é mesmo uma medida? E uma grandeza, o que é? Como se diferencia uma grandeza de uma medida? O que é o ato de medir?

Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido. Já medir é o ato de comparar a quantidade de uma grandeza qualquer com outra quantidade da mesma grandeza que se escolhe como unidade – a unidade de medida. As unidades de medidas são quantidades específicas de determinadas grandezas físicas e são usadas como padrão para realizar medições.

Algumas das unidades de medidas usadas atualmente são: área, capacidade, comprimento, densidade, energia, força, massa, peso específico, potência, pressão, temperatura, tempo, unidades elétricas, unidades monetárias, velocidade, viscosidade, volume. Essas unidades possuem siglas para designá-las. Tais siglas estão padronizadas no Sistema Internacional de Unidades (sigla SI), um conjunto sistematizado de definições para unidades de medidas, utilizado em quase todo o mundo, que tem o objetivo de uniformizar e facilitar as medições e as relações internacionais daí decorrentes.

O resultado de uma medição é sempre expresso por um número seguido da unidade de medida que se empregou para realizar a medição.

Aqui, estudaremos algumas dessas grandezas e medidas. Vamos lá?


Condigital – 2010
Licença Creative Commons – uso não comercial, não permite obras derivadas