Números Racionais

Os Números Racionais surgiram da necessidade de representar partes de um inteiro. No Egito Antigo, durante inundações do Rio Nilo , muitas terras ficavam submersas, e isso fazia com que elas recebessem nutrientes. Essas terras tornavam-se muito férteis para a agricultura. Dessa forma, quando as águas baixavam, era necessário remarcar os limites entre os terrenos de cada proprietário. No entanto, por mais eficientes que tentassem ser, não encontravam um número inteiro para representar tais medidas, o que os levou à utilização de frações.
Assim, o conjunto dos números racionais engloba todos os números fracionários e as dízimas periódicas (números decimais). O conjunto é representado pela letra Q maiúscula.

. Matemática ao Pé do Ouvido

Você já ouviu a expressão “fulano é um zero à esquerda”? Acompanhe o programa Números da série Matemática ao Pé do Ouvido, e descubra mais sobre esse número tão especial.

O áudio História dos Números, do programa Matemática ao Pé do Ouvido, é um objeto de aprendizagem que apresenta situações que envolvem a história dos números, com destaque especial ao número zero.

Texte alternatif

Tempo: 10 minutos (dois blocos de 5 minutos)

Ouvir 1ª parte | Ouvir 2ª parte

Acessar o Guia do Professor

Os episódios 1, 2 e 3 da série A Matemática na História apresentam situações que envolvem os números racionais. Acompanhe a série e descubra, com o repórter Odemar Temático e sua equipe, vários contextos a respeito do surgimento dos números.  

Acessar o Guia do Professor

Fazer download do vídeo

Acessar o Guia do Professor

Fazer download do vídeo

Acessar o Guia do Professor

Fazer download do vídeo

Voltar para o topo

Voltar para o início da página