Experimentos

Os Experimentos Educacionais são produções hipertextuais com a finalidade de orientar e sugerir atividades de experimentação e resolução de problemas voltadas aos conteúdos do Ensino Médio. Nos experimentos desenvolvidos por nossa equipe, você irá interagir com simuladores, textos, imagens, esquemas e vídeos ilustrativos, além de encontrar um Guia voltado para o professor com informações sobre o uso pedagógico.

Experimento Geometria e Arte

Propõe uma integração da Matemática com a Arte, mais especificamente com as obras de Escher. Você irá conhecer os caleidociclos e desenvolver atividades relacionadas aos conteúdos matemáticos voltados à Geometria. Além do histórico sobre os caleidociclos, serão apresentadas sugestões de atividades práticas e desafios como a construção de caleidociclos com material concreto.

Experimento Matemática e Saúde

Propõe uma interface com a disciplina de Biologia, uma vez que discute questões relacionadas à gripe H1N1. Por meio da estatística são exploradas as diferentes formas de coleta, organização e análise de dados. Estes podem subsdiar a análise e compreensão das informações encontradas em notícias, propagandas, censos e pesquisas acerca da Influenza A (H1N1).

Experimento Horário de Verão

Funções Trigonométricas são exploradas nesse experimento tomando como partida o tema Horário de Verão. A economia de energia, promovida pela mudança de horário, permite explorar essas funções, além de resgatar conteúdos como grandezas diretamente e inversamente proporcionais, regra de três e gráficos de funções.

Acessar experimento- Acessar o Guia do Professor

Experimento Comida a Quilo

Propõe o estudo de grandezas e funções por meio da análise e interpretação de situações-problema que envolvem a ida a um restaurante a quilo. Funções relacionando peso e o valor das refeições são exploradas de diferentes maneiras, desde a construção de tabelas, análise das grandezas, até as construções gráficas oriundas da interpretação de funções.

Experimento Energia Elétrica

O desenvolvimento desse experimento propõe a discussão sobre os gastos de energia elétrica que acontecem diariamente em nossas casas. Por meio do estudo de funções pretende-se explorar situações possíveis do cotidiano e discutir a existência de relações entre variáveis, gráficos, o conceito de função e seus coeficientes.

Experimento Compras

As aplicações mais frequentes e comuns da Matemática no cotidiano ocorrem no mundo das finanças e da economia. É esse o tema escolhido para esse experimento. Nesse contexto, compras, vendas, financiamentos, juros simples e compostos e amortizações são assuntos muito presentes e influentes no dia a dia de todos nós. Compreender esses assuntos fornece subsídios para a participação das pessoas nas decisões ligadas a tópicos da Matemática Financeira.

Acessar experimento - Acessar o Guia do Professor