Simuladores

 

Um simulador é um software destinado ao autoestudo que estimula a descoberta científica. O objetivo dos simuladores aqui disponibilizados é o de serem objetos de aprendizagem de conteúdos centrais de Matemática.

 

 

 

 

 

 

No simulador Funções Periódicas (ou cíclicas) os gráficos das funções seno e cosseno podem ser analisados e discutidos por meio da observação, sobre o horário de verão e as diferentes durações da claridade dos dias do ano na cidade de Curitiba. As atividades desenvolvidas pretendem estimular a geração de diferentes gráficos de funções trigonométricas e analisar as características dessas funções.

Acessar simulador - Acessar o Guia do Professor

 

 

 

 

 

 

O simulador Funções do Primeiro Grau é constituído por oito seções e seis exercícios que apresentam situações que permitem discutir o conceito de função, o comportamento de uma função, diferentes tipos de representação de uma função (gráfica, tabular e analítica), dando  ênfase ao estudo da função linear. 

Acessar simulador - Acessar o Guia do Professor

 

 

 

 

 

 

O simulador Matemática Comercial e Financeira é constituído por seis situações que, para serem resolvidas, utilizam conceitos de juros simples e compostos, descontos e amortizações. Neste último caso, mais especificamente a ideia de sistema de amortizações constantes (SAC).
Trata-se de um recurso que possibilita a aplicação de conteúdos já estudados, bem como a revisão de conceitos e procedimentos presentes em situações do cotidiano. Ou seja, situações relacionadas à compra e à venda, empréstimos e outras transações comerciais

Acessar simulador - Acessar o Guia do Professor

 

 

 

 

 

 

O simulador Fractais possibilita a compreensão das características de um objeto fractal, a partir da visualização sequencial e dinâmica das figuras geométricas representadas e modificadas ao longo de uma quantidade n de iterações.

Acessar simulador - Acessar o Guia do Professor

Voltar para o topo
Voltar para o início da página