Botão para a Página Inicial Botão para retornar a Probabilidade
Botão para a Página Inicial Botão para a Página de Espaço Amostral Botão para a Página de Evento Botão para a Página de Experimento Aleatório

Probabilidade

O conteúdo Probabilidade é frequentemente utilizado no sentido de quantificar e fazer previsões em situações ligadas a outras áreas do conhecimento e da vida cotidiana, ou seja, situações que envolvem o pensamento probabilístico.

Em quase todas as situações de nossa vida, o acaso está presente, situações nas quais não podemos prever o que vai acontecer. Essas situações são conhecidas como fenômenos aleatórios, pois mesmo repetidas várias vezes sob condições semelhantes, os resultados continuam imprevisíveis. O estudo dessas situações se dá por meio de um ramo da Matemática – a Teoria das Probabilidades.

Mesmo não podendo inferir com total certeza a respeito de tais fenômenos, podemos estudar os vários comportamentos que podem ocorrer e realizar uma “previsão”. A ideia de Probabilidade desempenha papel importante em muitas situações que envolvem uma tomada de decisões. Suponhamos que um empresário deseja lançar um novo produto no mercado. Necessitará de informações sobre a probabilidade de sucesso. Os modelos probabilísticos podem ser úteis em diversas áreas do conhecimento humano, tais como: Administração de Empresas, Economia, Psicologia, Biologia e outros ramos da ciência.


Condigital – 2010
Licença Creative Commons – uso não comercial, não permite obras derivadas