Início do Conteúdo

Autor e Co-autor(es)

Marco Antonio Amaral imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Ezequiel Menta

Composição Química do cigarro

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- conhecer os elementos químicos que compõem o cigarro; - conhecer os efeitos dos componentes químicos presentes no cigarro no organismo do ser humano; - conhecer a composição química dos componentes químicos.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/766/imagens/problematizacao.gif

"O cigarro brasileiro está turbinado. As indústrias Souza Cruz e Philip Morris, detentoras de mais de 90% do mercado brasileiro, adicionam amônia ao tabaco para que o fumo, ao ser queimado, e a fumaça, inalada, libere uma quantidade maior de nicotina no organismo do fumante. Mais nicotina = maior dependência do cigarro = mais prejuízos à saúde". <http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1268&textCode=82873&date=currentDate>.


O professor discorre sobre a produção industrial do cigarro.

Motiva os estudantes a debaterem sobre o hábito que algumas pessoas tem fumar em locais públicos como: restaurantes, ônibus, hotéis, danceterias, supermercados, lojas, escritórios, etc.

Na seqüência apresenta o vídeo "O mecanismo da dependência do cigarro", que está disponível no endereço: <http://br.youtube.com/watch?v=gwaTWDKh-KE>

É também uma oportunidade para o professor que atua com a disciplina de Sociologia, trabalhe as transformações que ocorrem no mundo moderno e que interferem no comportamento e nos hábitos das pessoas. Pode também enfatizar que, embora todos saibamos que este vício mata, ainda se faz necessário conhecer os elementos químicos que estão presentes no cigarro, enfim, qual sua composição química e consequências do uso do mesmo.


Composição Química do cigarro.


Alcatrão: é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas. Ele contém resíduos de agrotóxicos, como o DDT, além de substâncias radioativas, como o Polônio 210 e Carbono 14.
Monóxido de Carbono (CO): é um gás, não inflamável, inodoro, incolor, muito perigoso tendo em vista seu alto teor de toxicidade.
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/766/imagens/monoxido.JPG

Descrição da Imagem: Ônibus expelindo monóxido de carbono. <http://www.flickr.com/photos/untitled13/43682519/>.
Autor: the illustrious untitled13 - Proprietário: the illustrious untitled13 - Fonte Bibliográfica: Creative Commons Data inclusão da imagem: 07/08/2006


Nicotina: é uma substância alcalóide básico, liquida de cor amarela, com cheiro desagradável e venenoso, que constitui o princípio ativo do tabaco. Ela provoca cancro nos pulmões devido a metilização que ocorre no DNA (liga um radical metila, CH3).
É uma droga que causa dependência e que atua no sistema nervoso central.
Atinge o cérebro entre dois e quatro segundos.
Ela aumenta a liberação de catecolaminas, que aceleram a freqüência cardíaca, causa a vasoconstricção e hipertensão arterial, provoca uma maior adesividade plaquetária e, juntamente com o monóxido de carbono, leva à arteriosclerose, estimula no aparelho gastrintestinal a produção de ácido clorídrico.
É causadora de úlceras gástrica, estimula o sistema parassimpático, o que pode provocar diarréias e ainda libera substâncias quimiotáxicas no pulmão, atraindo para o órgão os leucócitos neutrófilos polimorfonucleares, a maior fonte de elastase, que destrói a elastina e provoca o enfisema pulmonar.
© Ministério da Saúde - Campanha Antitabagismo

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/766/imagens/nicotina.jpg

O professor ainda pode apresentar aos estudantes a fórmula molecular da Naftalina (C10H8) que também é chamada de Naftaleno (Naphthalene-3D-balls).

O Naftaleno é um hidrocarboneto aromático em cuja fórmula encontramos dois anéis benzênicos condensados que enfatizam a ressonância dos elétrons dentro dos ciclos aromáticos.
A apresentação da imagem que está disponível no endereço: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Naftalina> pode facilitar na compreensão, sobre os elementos que compõem a sua estrutura molecular.

 http://porta ldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/23475080915/img/Naphthalen e3DBalls.png

Para motivar os estudantes, o professor pode fazer uma seleção no áudio "Combate ao fumo" que é parte integrante do Programa Escola Brasil e apresentar a fala do personagem Matuto que enfatiza a composição química do cigarro bem como o ato de fumar pode ser prejudicial à saúde do homem.

O áudio está disponível no endereço: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1555/combateaofumo.mp3

Combate ao fumo


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/766/imagens/atividade.gif

O professor pode solicitar aos estudantes que acessem o endereço <http://br.geocities.com/webedy37/cigarro.htm> para que ampliem o conhecimento sobre a composição do cigarro e desta maneira responder ao seguinte questionamento:

- Quais os efeitos tóxicos de outros gases produzidos na queima do cigarro?

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/766/imagens/atividadecomplementar.gif

Como atividade complementar, os estudantes devem desenvolver uma pesquisa sobre o índice de fumantes em sua família, em sua escola e os efeitos no corpo humano.

Para realizar a pesquisa devem se organizar em equipes e criar uma wiki a partir do endereço: <http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal>. 

Como atividade prática os estudantes devem empreender uma campanha de sensibilização junto a comunidade, sobre as consequências do ato de fumar.

As ações devem ser iniciadas no estabelecimento onde estudam.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/766/imagens/verificando.jpg

O professor pode utilizar a Avaliação por Rubrica.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/766/imagens/ava.JPG

 

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de ensino e de aprendizagem.