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Autor e Co-autor(es)

Wesley Pereira da Silva imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Qual a cor dos elementos químicos?

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar a cor característica de alguns elementos químicos;
• Diferenciar os elementos a partir das suas cores características.

Duração das atividades

Duas aulas de cinqüenta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Transições eletrônicas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, nesta aula vamos mostrar uma característica muito importante dos elementos químicos: a cor. Para isso, utilizaremos recursos educacionais digitais e um experimento prático.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1450/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

Professor providencie os materiais listados abaixo, o suficiente para que seja possível dividir a turma em grupos de dois ou quatro alunos.


Materiais:
• Bico de Bunsen ou lamparina.


Reagentes:
• Soluções de cloreto de sódio, potássio, magnésio e ferro.


Procedimentos:
Aquecer na chama de um bico de Bunsen uma resistência de chuveiro, até que este não altere mais a cor da chama. Molhar o arame frio com de solução concentrada de cloreto de sódio e introduzir na chama. Repita o procedimento com as demais soluções.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1450/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1450/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

Inicie a aula perguntando aos alunos como são formadas as cores dos fogos de artifícios, caso os alunos não respondam, peça para que eles pesquisem na internet sobre o tema. Após a pesquisa diga para os alunos abrirem a simulação presente no site: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_fogos.htm.
Essa simulação explica como as cores dos fogos de artifícios são formadas. A explicação se baseia nas transições eletrônicas ocasionadas por variação de energia. Após a simulação, peça para que os alunos façam uma redação com o tema: Como são formadas as cores dos fogos de artifícios.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1450/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Após essa explicação, peça para que os alunos abram as simulações abaixo na ordem:


Fenômeno de fluorescência do potássio

Fenômeno de fluorescência do potássio

 


Fenômeno da fluorescência do sódio

 


Fenômeno da fluorescência do lítio

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1450/imagens/Aula_Jan09_06_fig_01.jpg

Em seguida, pergunte aos alunos qual é a diferença entre as simulações apresentadas. Os alunos responderão que a diferença está nas cores emitidas por cada elemento químico. Explique aos alunos que cada elemento químico, quando exposto a energia emite uma cor característica. Peça para que pesquisem quais são as cores dos outros elementos químicos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1450/imagens/Aula_Jan09_06_fig_02.jpg

Entregue aos alunos o roteiro experimental que se encontra na parte preparando a aula. Peça para que os alunos leiam. Leve-os para o laboratório de Química.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1450/imagens/Laboratorio_de_Quimica.jpg

No laboratório, divida a turma em grupos de dois ou três alunos. Peça para que registrem o nome do elemento e a cor característica de cada elemento, para isso, poderão fazer uma tabela como a mostrada abaixo:

 

Elemento Químico Cor Característica
   
   
   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1450/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

Os alunos deverão entregar um relatório sobre o experimento. O relatório deve conter os procedimentos utilizados, os dados obtidos, as observações, os resultados e a conclusão.

 

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Fenômeno da fluorescência do sódio Animação/simulação
Fenômeno da fluorescência do lítio Animação/simulação
Fenômeno de fluorescência do potássio Animação/simulação

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação no laboratório de informática e laboratório de química, além disso, o professor deverá avaliar também a redação sobre o tema: como são formadas as cores dos fogos de artifícios.