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Autor e Co-autor(es)

Marco Antonio Amaral imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Soluções iônicas ou moleculares?

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula os alunos podem aprender sobre solubilidade, soluções iônicas e moleculares, soluções em concentrações definidas e quantidade de soluto em uma solução.

Duração das atividades

3 a 5 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos saibam os conteúdos: misturas, partículas, moléculas, cálculo da massa molar das substâncias e medida de concentrações.

Estratégias e recursos da aula

Solicite aos alunos que ordenem as palavras em destaque no caderno de forma a representar o processo químico e classificação das misturas.

Palavras: solução, mistura homogênea, substâncias, fases, saturadas, mistura heterogênea, partículas em suspensão, dissociação, polaridade, solubilidade, transparência, supersaturada, proporção, solvente, insaturada, interação e soluto.

Esta atividade permite levantar que conhecimentos trazem os alunos sobre mistura e solução. Ao finalizarem, utilize o quadro e construa juntamente com eles o mapa conceitual para que possam comparar com aquele que contruíram no caderno. Professor você pode acessar o link abaixo para se orientar sobre como desenvolver esta ação.

Link: http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/artigos/2004/0027.htm 

   

Pergunte aos alunos se o café com leite é uma mistura. Provavelmente, digam que sim. Retome o conceito de mistura homogênea e heterogênea.

Explique o que é solução a partir destes exemplos: xarope medicinal (solução saturada), urina (solução de diversos sais e toxinas), refrigerante artificial, tintas à base de água e a óleo. Peça que apresentem outros exemplos, que anotem as perguntas e respostas no caderno pois os questionamentos podem ser objetos da avaliação e além disso um indicativo de que os conteúdos foram apropriados. Faça intervenções se necessário para corrigir possíveis equívocos.

 

Na sala de aula, utilize o quadro e peça aos alunos que anotem no caderno o seguinte: Solução é uma mistura homogênea constituída por duas ou mais substâncias numa só fase que são formadas por um solvente (dispersante, em maior quantidade) e um ou mais solutos (disperso em menor quantidade). Destacamos alguns exemplos de soluções com suas fórmulas e utilidade no cotidicano.

  • Ácido sulfúrico: Fórmula: H2SO4(aq) Utilidade: bateria de automóveis
  • Álcool hidratado: Fórmula: C2H2OH.H2O Utilidade: bebidas, combustívelm limpeza do lar, etc.
  • Formol: Fórmula: HCHO - 40% Utilidade: conservação de cadáveres
  • Vinagre: (ácido acético) Fórmula: CH3COOH - 4% Utilidade: tempero de alimentos, conservante
  • Salmoura: Fórmula: NaCl(aq) Utilidade: conservação, tempero de alimentos

As soluções são classificadas de acordo com o seu estado de agregação;  a proporção entre soluto e solvente; a natureza do soluto e solubilidade.

No estado de agregação, as soluções são encontradas em três fases:

  • sólida - ouro 18 quilates; ligas metálicas de bronze (cobre e estanho); latão (cobre e zinco).
  • líquida - água do mar constituída principalmente de cloreto de sódio (NaCl), soro caseiro, refrigerantes, etc
  • gasosa – ar atmosférico

Quanto a natureza das partículas dispersas as soluções podem ser iônicas e moleculares.         

Soluções iônicas ou eletrolíticas: são partículas dispersas que se encontram na forma de íons e possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica. Explique no quadro a dissociação iônica da solução aquosa do NaCl. Peça aos alunos que observem os íons formados na reação do cloreto de sódio.

Na + Cl → Na+  + Cl  

Soluções Moleculares: as partículas dispersas (soluto) são moléculas, ou seja, o soluto é uma substância molecular. Não conduzem corrente elétrica. Exemplo: água e açucar. 

Após as explicações, no laboratório de informática solicite aos alunos que se organizem em equipe formada por 4 pessoas e acessem a animação “Quem apagou a luz?” afim de que compreendam o conceito de soluções.  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12495/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_quemapagoualuz.htm  

Quem apagou a luz? 

Roteiro

  • acessar o recurso;
  • ler os conceitos de soluções, soluto, solvente, solução molecular e solução iônica;
  • clicar nos frascos e testar  as soluções;
  • rever os conceitos de ácido, sais e bases.

Atividade 1

Organize os alunos em equipes de 4 pessoas. Solicite as equipes que acessem o recurso para que aprendam a utilizar as diferentes formas de expressão da concentração de uma solução.

Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/867 

 

Obs: O roteiro para desenvolver a atividade está disponível no próprio recurso.

Link: http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/quimica/4solucaog_1.pdf  

Organize os alunos em grupos de 5 pessoas, solicite que leiam o texto, sigam o roteiro e desenvolvam o experimento. A medida em que desenvolvem a atividade devem observar, fazer anotações e elaborar o relatório final. Para responder aos questionamentos e elaborar o relatório os alunos podem seguir o modelo disponível no link abaixo.

Link: www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc.  

Após concluir os trabalhos devem publicá-lo em um blog que pode ser criado a partir do link: www.blogger.com/start 

Atividade 2 - Construindo o mapa conceitual das soluções.

Professor, acesse o link: http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/artigos/2004/0027.htm, faça uma leitura do texto para saber de que maneira orientar os alunos a construirem um mapa conceitual.   Esta atividade tem como objetivo ampliar o campo conceitual dos alunos, levando-os a sistematizarem de forma mais lógica e abrangente o conceito científico de soluções.

Atividade 3 (extra classe) - Desenvolvendo o senso de aluno investigador e pesquisador

Professor, para desenvolver esta atividade é conveniente a colaboração do professor da Língua Portuguesa pois, desenvolver a análise crítica pressupõe um conhecimento mais elaborado. Ao desenvolver esta atividade tem-se como prioridade incentivar os alunos a se envolverem e motivá-los para que se tornem pesquisadores da área.

Desta maneira, oriente os alunos que façam a leitura do texto "Como os estudantes concebem a formação de soluções" e produzam uma resenha crítica a partir do roteiro a seguir: leitura do texto, observação e análise acerca do que os estudantes entendem por solução, como diferenciam a dissolução do sal e do açúcar na água. Por fim, responder porque ao dissolver certa substância em outra, o volume final do sistema não é aditivo.

Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc03/aluno.pdf  

Interdisciplinaridade

Lingua Portuguesa: o professor pode colaborar orientando os alunos como desenvolver a análise crítica do texto disponível na atividade 3.

Os alunos podem desenvolver uma pesquisa acerca da concentração máxima de sal ou açúcar na fase aquosa de produtos como: leite evaporado; massa de tomate; carnes curadas; queijo Gouda; pão; queijo processado; salsichas cozidas; carnes e peixes levemente salgados. Na sequencia, elaborar cartazes e tornar disponível no espaço escolar e ainda, organizar palestras e apresentar a comunidade escolar visando melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Quem apagou a luz? Animação/simulação

Recursos Complementares

Vídeos

Os vídeos apresentam informações que tratam do conceito de solubilidade, coeficiente de solubilidade, concentração de soluções sempre a partir de situações reais.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=cXNb9o8bMtk&feature=related    

Link: http://www.youtube.com/watch?v=gPwVdhRv1Os&feature=related  

Vídeo do Prof. Toid que tratam das soluções.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=yYagFIwCLhg&feature=related 

Sitios

No link a seguir se encontra o conceito de Solução. 

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Solu%C3%A7%C3%A3o    

Para saber sobre solução iônica acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletr%C3%B3lito 

Site que apresenta conteúdo sobre mistura, dispersão e solução.

Link: http://www.virtualquimica.hpg.com.br/misturas.htm   

No link a seguir pode-se saber sobre Solução.  

Link: http://www.setrem.com.br/ti/trabalhos/quimica/solucoes.htm    

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/classificacao-das-solucoes.htm    

Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensquim_vol4.pdf 

Livros

Carvalho, Geraldo Camargo de. Química moderna 1.Scipione. São Paulo: 1995.

Sardella e Mateus. Curso de Química: físico-química. Ática. São Paulo: 1992

Reis, Martha  Química Integral.Vol. Único. FTD. 1993. p. 385     

Avaliação

O professor poderá avaliar se utilizando dos modelos de avaliações diagnóstica e formativa bem como seguir os critérios que sugerimos:

a) Participação ativa na realização das atividades no computador discussões desenvolvidas na aula pela entrega das respostas das questões de sistematização.

b) Organização dos pressupostos teóricos que norteiam o conhecimento sistematizado dos conteúdos ao participar e tomar decisões criticamente ao analisarem e relataram as informações dos vídeos;

c) Compreensão dos processos químicos relacionados com a vida cotidiana ao analisarem as informações presentes nas bulas de remédios;

d) Entendimento das implicações sociais decorrentes das aplicações tecnológicas na elaboração de produtos e substências químicas;

e) Compreensão sobre o papel de estudantes autônomos que desejam se tornar investigadores e pesquisadores;

d) Facilidade em atuar conforme a natureza do processo de construção do conhecimento científico a partir da produção dos textos e relatos;

e) Percepção sobre o papel da química perante o contexto social do qual fazem parte ao proporem a Prática Social Final dos conteúdos.